Saltar para o conteúdo principal

Sobre Nós

Conheça a Tuna Universitária do Minho, a sua história, tradições e elementos que fazem parte desta família académica.

Historial

A nossa história

Conheça a história da Tuna Universitária do Minho, desde a sua fundação em 1990 até aos dias de hoje, marcando presença em todo o território nacional e internacional.

A Tuna Universitária do Minho foi fundada no ano de mil novecentos e noventa por vinte jovens trovadores. Natural da mui nobre e augusta Cidade de Braga, os seus objectivos passam pelo bem saber cantar e tocar, não esquecendo o elogio às belas discípulas de Vénus e a manutenção das velhas e irreverentes tradições académicas. Desde a sua estreia nas Monumentais Festas do Enterro da Gata de mil novecentos e noventa, tem sido com grande orgulho a grande embaixatriz Académica da Universidade do Minho, levando a alegria e deixando a saudade por todas as terras e locais por onde já passou.
Integrada na ARCUM – Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho, tem, ao longo da sua história, percorrido, sozinha ou com os restantes grupos da ARCUM, todo o território nacional, continental e insular, bem como alguns dos locais mais privilegiados do mundo. A Tuna Universitária do Minho é organizadora do FITU BRACARA AVGVSTA - Festival Internacional de Tunas Universitárias, festival este que é já uma referência no panorama dos festivais de tunas nacionais, sendo também um dos maiores eventos culturais da Cidade de Braga.
A Tuna Universitária do Minho é organizadora do FITU BRACARA AVGVSTA - Festival Internacional de Tunas Universitárias, festival este que é já uma referência no panorama dos festivais de tunas nacionais, sendo também um dos maiores eventos culturais da Cidade de Braga.
Sendo a Tuna mais antiga da academia minhota, temos a honra de ter como tunas afilhadas a Azeituna – Tuna de Ciências da Universidade do Minho, a Tuna Académica do Externato Infante D. Henrique, a Afonsina – Tuna de Engenharia da Universidade do Minho, a Tuna Académica da Universidade Fernando Pessoa e mais recentemente a Tunão'Minho – Tuna Académica Feminina da Universidade do Minho. Desde Maio de 1993, a Tuna Universitária do Minho está irmanada com a Tuna de Direito de Oviedo e desde Abril de 2001 com a Tuna de Medicina do Porto.

Traje e Simbologia

Tradição e identidade

O traje da Tuna Universitária do Minho é um símbolo de tradição e identidade, baseado no traje da Universidade do Minho com elementos únicos que nos distinguem.

Traje
Traje
O traje da Tuna Universitária do Minho baseia-se no traje da Universidade do Minho - também conhecido como Tricórnio. Assim, o traje dos tunos tem duas alterações principais:
- A utilização de meias vermelhas (ao invés das pretas)
- A introdução de um novo elemento - o bico - inspirado nas Becas das tunas espanholas.

Esta é uma peça de veludo vermelho que assenta sobre os ombros do tuno e desenha um bico nas suas costas.
Estas alterações evidenciam a cor da Tuna Universitária do Minho - o vermelho - que é também a cor da Universidade, e estão na origem de um dos nomes pelos quais a Tuna é conhecida: *"Os Vermelhinhos"*.
Traje de Caloiro
Traje de Caloiro
A Tuna apresenta uma hierarquia interna, da qual fazem parte os caloiros. Ao terminar o período de provas, a que não corresponde um traje mas uma forma de trajar, normalmente a que mais aproveitar à tuna, o candidato é aceite como caloiro e passa a envergar um traje de trabalho de cor negra e meias vermelhas. O caloiro enverda, ainda, o Brasão da Tuna Universitária do Minho ao peito.
Brasão
Brasão
O brasão da Tuna Universitária do Minho é usado nos emblemas oficiais da Tuna, que são normalmente colocados nas capas dos Tunos, bem como no ombro esquerdo do casaco do traje.

Em fundo negro, assenta o brasão. Este, de cor vermelha, contém um bandolim de ouro com escala a prata e cordas negras, está de pé entre dois jasmins de ouro riscados a negro. Elmo de prata, aberto a três quartos, forrado a vermelho. No timbre, dois bandolins cruzados iguais ao do escudo. Paquife de ouro, prata e vermelho. Listel com os dizeres *"Virgines Viriles Pulchri"*.

Discografia

A nossa música

Descubra a discografia da Tuna Universitária do Minho, desde o primeiro registo em cassete até aos álbuns mais recentes, que capturam a essência da nossa música e tradição.

Essência - 2014
Em 2014 é lançado "Essência", o segundo álbum da Tuna Universitária do Minho, composto por 11 temas que procuram transmitir a essência viva da Tuna.
Tuna Universitária do Minho (CD Duplo) - 2000
A Tuna Universitária do Minho comemerou o seu 10º aniversário em 2000. Esta comemoração foi assinalada com o lançamento do CD duplo “Tuna Universitária do Minho”, composto por 31 músicas que marcaram o percurso da Tuna desde a sua fundação. Este registo foi reeditado em 2009.
Tuna Universitária do Minho (Cassete) - 1992
O primeiro registo discográfico da Tuna Universitária do Minho foi gravado em 1992, numa cassete homónima.

Festivais e Digressões

Conquistas e aventuras

Descubra os festivais onde participámos e as digressões que realizámos, levando a música e tradição da Tuna Universitária do Minho por todo o mundo.

Loading...

A carregar festivais e digressões...

Elementos

Os nossos elementos

Conheça os elementos que fazem parte da Tuna Universitária do Minho, organizados por gerações.

Loading...

A carregar elementos...